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Monster 797 é a porta de entrada para o mundo de alta performance da Ducati

  • Foto do escritor: Mamut's Garage
    Mamut's Garage
  • 27 de mar. de 2020
  • 5 min de leitura

Texto: Gui Foster (@duasrodaspelomundo)| Fotos: Gui Foster e Kadu Pinheiro (@kadupinheiro_roadpics)

Não é incomum muitos pilotos se sentirem um pouco intimidados com a fama de performance extrema das motos da Ducati. Mas, se esse for o seu caso, pode ficar tranquilo porque testei uma opção que vai desmistificar essa impressão. A Monster 797 é, sem dúvida alguma, uma ótima moto para quem busca ingressar no mundo da montadora italiana. Mas, antes de começar o review, gostaria de deixar registrado o meu agradecimento à Ducati Brasil (@ducatibrasil), que me cedeu essa máquina em que rodei 612 km.

AMonster 797 é a porta de entrada para um mundo voltado à alta performance. Commotor de 803 cilindradas capaz de produzir 7 kgfm de torque e 76 cv, é uma motoque tem potência de sobra para garantir a diversão. Ao mesmo tempo, não geraaquela intimidação mais forte, como ocorre com a Panigalle, o modelo de maiorperformance da Ducati.

Pegueia moto em uma sexta-feira de manhã na cidade de São Paulo. Ou seja, saindo daconcessionária já enfrentei o trânsito caótico esperado da capital paulista. Mesmocom as condições adversas para um primeiro contato com a moto, não tiveproblemas em me adaptar. A agilidade da Monster 797 no trânsito é surpreendente.Com uma distância entre-eixos de 1,43m e pesando apenas 193 kg, foi tranquilotransitar entre os carros na hora do rush. O banco fica a 805 mm do solo, algocomum para uma moto com estilo de pilotagem mais esportiva. Como todomotociclista em São Paulo sabe, freio é algo muito importante, poisinvariavelmente você vai levar alguma fechada. Com duas pinças de freio Brembona frente e o sistema de ABS Bosch, você pode ficar tranquilo que vai parar comsegurança quando for necessário.

Minhaúnica ressalva, principalmente se é sua primeira moto de maior desempenho, ficapor conta do controle de embreagem. Como o motor é arisco e potente, fiqueatento com relação à rapidez em soltar a embreagem ou você pode se surpreendercom a rápida entrega de torque e perder o controle.

Apóspilotar a moto por um dia em São Paulo, no sábado, finalmente, pude sair dacidade e colocar a Monster para rodar onde realmente é divertido. O destinoescolhido foi Pedreira, para poder testá-la em diferentes condições de pista. Saindodo trecho urbano, já peguei a Rodovia dos Bandeirantes. Para quem não conhece,é uma estrada com múltiplas faixas de rolagem. O câmbio de 6 marchas respondemuito bem mesmo na última marcha, sem necessidade de reduzir para pequenasultrapassagens. Rodei cerca de 150 km na velocidade de cruzeiro (120 km/h) e,nesse trajeto, não tive problema com o vento mesmo com o estilo “naked” damoto. Porém, em viagens mais longas (acima de 300 km), pode ser algo desconfortável.Vale lembrar que a proposta da Monster 797 não é enfrentar longas distâncias. Paraisso, a Ducati tem motos como a Multistrada.

Em ação na estrada
Detalhes
Monster 797

Quandocheguei às estradas secundárias e fiz a primeira curva mais fechada, realmente sentie entendi o propósito dessa máquina. A moto é feita para se divertir, aindamais para quem gosta de um percurso sinuoso como eu! Os pneus Pirelli DiabloRosso II são bem esportivos e me senti confortável em deitar bastante nascurvas. Somente fique atento ao controle da moto nas curvas de baixíssima velocidadeonde o contraesterço não é utilizado. Como a Monster 797 tem um centro degravidade relativamente alto, é necessário usar o seu corpo com eficácia paraesse tipo de manobra. Na volta de Pedreira, escolhi a Rodovia Fernão Dias, umarota que tem um bom mix de retas com curvas de alta velocidade. Novamente, amoto não decepcionou, principalmente na serra próxima a São Paulo, onde opercurso é mais sinuoso.

Além de testar a máquina a caminho de Pedreira, também aproveitei o domingo de sol para passear na gloriosa Estrada dos Romeiros – um destino muito conhecido pelos motociclistas paulistanos que apreciam um trajeto repleto de curvas. Como já estava bem mais acostumado com a Monster, esse trajeto foi ainda mais divertido do que no dia anterior e realmente pude fazer aquela mototerapia de que tanto gostamos. Na volta, peguei um pouco de chuva e, como era de se esperar, o pneu traseiro joga um pouco de água nas costas. Nada alarmante, somente um ponto que deve ser lembrado. Também aproveitei para fazer algumas imagens que vocês podem ver no vídeo abaixo:

Referenteà parte estética, antes de vê-la ao vivo, tinha certo receio da cor branca,pois estava acostumado com o clássico tom vermelho da Ducati. Porém, ao medeparar com a moto pela primeira vez, mudei de opinião! O branco foscorealmente é uma cor diferenciada. Vale lembrar que também está disponível aopção em vermelho para o ducatista fiel às raízes da montadora italiana.

Quandofalamos de tecnologia embarcada, ao contrário da versão 1200, a Monster 797 nãovem com a opção de diferentes modos de pilotagem, como chuva, sport, cidade,etc. No entanto, como a proposta é ser uma moto de entrada para Ducati, acreditoque está condizente com o oferecido. O painel de LED é relativamente fácil deler durante a pilotagem, mostrando o indicador de velocidade digital, curva de RPM,marcha e hodômetro. Algo de que senti falta foi algum indicador de combustívele de autonomia, pois existe somente a luz da reserva do tanque. Já um bônus queme surpreendeu foi a tomada USB, o que facilita carregar a bateria do celular.

Consideraçõesfinais

Comojá disse algumas vezes, é fundamental ter em mente que a proposta da Monster797 é ser a porta de entrada para o mundo de alta performance da Ducati. Sevocê acabou de tirar a carta, talvez não seja uma opção adequada para umaprimeira moto. Porém, se já tem um pouco de experiência e busca ingressar nessemundo, ela é uma ótima opção. Pode-se questionar se não seria melhor comprar logouma Monster 1200 no lugar da versão com menos potência. Nesses casos,primeiramente, deve-se levar em consideração as condições financeiras, uma vezque a Monster 797 custa R$ 44.900 enquanto a versão 1200 sai por R$ 65.900. Alémdisso, não indicaria a versão 1200 a alguém sem experiência com motos de altaperformance. Já pilotei a Monster 1200 em pista fechada e realmente é uma motofenomenal, mas requer certa experiência para controlá-la com tranquilidade. Érealmente um CANHÃO e em breve vamos fazer um review exclusivo dela.

Opçõesde customização:

Quandofalamos em motos voltadas à performance, normalmente as opções de customização serestringem em aumentar a potência. A moto possui um ronco legal e com apenasuma ponteira irá ficar ideal. Em relação à estética, eu colocaria espelhosretrovisores menores, no estilo Rizoma. Também trocaria os piscas traseiros paraa versão LED que a própria Ducati oferece.

Fichatécnica:

  • Motor L-Twin Desmodue 803cc

  • Potência 76 cv @ 8.250 rpm

  • Torque 7,0 kgf.m @ 5.750 rpm

  • Altura do assento 805 mm

  • Distância entre eixos 1.435 mm

  • Peso seco 175 kg

  • Sistema de Freios Brembo equipadoscom Bosch 9.1 MP ABS

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